terça-feira, 10 de maio de 2011

Filósofo Cristão Explora Causas do Ateísmo

James S. Spiegel tem uma tese desconfortável para propor.
Ele argumenta: ceticismo religioso é, no fundo, um problema moral.
Spiegel, um professor de filosofia e religião na Universidade de Taylor em Upland, Indiana, escreveu um livro de 130 páginas, The Making of an Atheist, em resposta aos novos ateus. Mas ao contrário das inúmeras respostas que surgiram a partir apologistas cristãos, o livro de Spiegel centra-se nas raízes moral e psicológica do ateísmo.
Enquanto os ateus insistem em que a razão fundamental para rejeitar a Deus é o problema do mal ou a irrelevância científica do sobrenatural, o filósofo cristão diz que o argumento é "apenas um ardil" ou "uma cortina de fumaça conceitual para mascarar o verdadeiro problema - a rebelião pessoal.”
Ele admite que poderia parecer inadequado ou ofensivo sugerir que a falta de fé em Deus de uma pessoa é uma forma de rebelião. Mas ele disse em uma entrevista recente com a Sociedade Filosófica Evangélica (Evangelical Philosophical Society) que ele era obrigado a escrever o livro porque ele está convencido de que "é uma clara verdade bíblica".
Seu objetivo ao escrever o livro não é nem para provocar as pessoas, nem mostrar que o teísmo é mais racional que o ateísmo. Ao contrário, seu objetivo é orientar as pessoas para a "explicação real do ateísmo".
 “A rejeição de Deus é uma questão de vontade, não do intelecto", afirma.
 “O ateísmo não é o resultado da avaliação objetiva da evidência, mas de desobediência obstinada, isso não decorre da aplicação cuidadosa da razão, mas da rebelião intencional. Ateísmo é a supressão da verdade pela maldade, a conseqüência cognitiva da imoralidade.
“Em suma, é o pecado que é a mãe ou descrença."
Deus fez a sua simples existência, desde a criação - a partir da vastidão inimaginável do universo para o complexo micro-universo das células individuais, observa Spiegel. A consciência humana, as verdades morais, ocorrências milagrosas e as profecias bíblicas cumpridas são também evidências da realidade de Deus.
Mas os ateus rejeitam isso, ou como Spiegel pôs, "perder a importação divina de qualquer um destes aspectos da criação de Deus" e fazê-lo é "menosprezar a própria razão."
Isto sugere que outros fatores dão origem à negação de Deus, observa. Em outras palavras, o que conduz o ateu é algo que não seja a busca da verdade.
Baseando-se na Escritura, Spiegel diz que o problema do ateu é rebelião contra a pura verdade de Deus, como é claramente revelado na natureza. A rebelião é instigada pela imoralidade, e comportamento imoral ou pecado corrompe a cognição.
O autor explicou a EPS, "Há um fenômeno que eu chamo de ' cegueira de paradigma induzida,’ onde a falsa visão de uma pessoa impede de ver as verdades que poderiam de outra forma ser óbvias. Além disso, a indulgência pecaminosa de uma pessoa tem uma forma de entorpecimento de sua consciência natural de Deus, ou, como John Calvin chama, o divinitatis Sensus. E quanto mais esse sentido inato do divino é reprimido, mais resistente uma pessoa será para evidenciar a Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário