sexta-feira, 23 de maio de 2014

Papa Francisco e presidente de Israel reuniram meia hora


Papa Francisco e presidente de Israel reuniram meia hora

Papa Francisco e presidente de Israel reuniram meia hora
Shimon Peres recebido no Vaticano pelo Papa Francisco
 
O Papa Francisco e Shimon Peres estiveram reunidos a sós durante cerca de meia hora. Depois do encontro, o presidente israelita reuniu-se com o secretário de Estado, cardeal Tarcísio Bertone, e o "ministro dos Negócios Estrangeiros", arcebispo Dominique Mamberti.
A Santa Sé especificou, em comunicado, que durante "os amigáveis colóquios" foi discutida a situação política e social no Médio Oriente, "onde permanecem não poucos conflitos".
No caso concreto do conflito israelo-palestinano, foi desejada "um rápido regresso às negociações entre israelitas e palestinianos, para que, com decisões valentes e disponibilidade de ambas as partes, bem como com o apoio da comunidade internacional, se possa alcançar um acordo respeitador das legítimas aspirações dos dois povos e assim contribuir para a paz e a estabilidade da região", ainda segundo o Vaticano.
O Papa e Peres falaram também de Jerusalém, da Síria, do antissemitismo no mundo, das relações entre o Estado de Israel e a Santa Sé e entre as autoridades israelitas e as comunidades católicas locais, do estatuto da Igreja Católica em Israel, onde não tem personalidade jurídica, da devolução de propriedades que a Santa Sé reclama e da extensão da isenção do pagamento de impostos dos lugares de culto às estruturas católicas.
Sobre a Síria, Francisco e Peres expressaram "preocupação" pelo conflito e defenderam "uma solução política que privilegie a lógica da reconciliação e do diálogo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário