sábado, 13 de outubro de 2012

Crianças são presas no Egito acusadas de rasgarem Corão

Crianças são presas no Egito acusadas de rasgarem Corão
Duas crianças cristãs de cerca de dez anos de idade foram presas no Egito por rasgarem um Corão e urinarem no livro sagrado.
Segundo a Efe, fontes envolvidas no caso disseram que as crianças permanecerão em um centro de detenção de menores durante uma semana enquanto a investigação é realizada. Os menores foram identificados como Nabil Najib Rezq, 10, e Mina Nadi Farag, de 9 anos.
O fato acentuou a tensão entre muçulmanos e coptas, os cristãos egípicios. As famílias das crianças  estão sendo ameaçadas de morte.
O autor da denúncia contra as duas crianças foi ímã de uma mesquita local, Ibrahim Mohammed Ali, segundo o jornal local Al-Ahram.
O ímã levou as crianças ao padre para que fossem punidas, mas não teria ficado satisfeito com a atitude do clérigo. Decidiu então recorrer aos tribunais.
O pai do menino alegou que as crianças não sabem ler e que cometeram o ato inadvertidamente, pois encontraram a bolsa com o Corão em uma rua.
Rimsha
O caso lembra o da menina paquistanesa Rimsha Masih, deficiente mental, que foi detida por três semanas sob a acusação de queimar textos corânicos.
O caso de Rimsha levantou críticas de diversas organizações de direitos humanos em todo o mundo. Relatórios indicam que ela estaria queimando papéis tirados de uma lixeira para cozinhar e isso levou à acusação de ter profanado um exemplar do Corão.
Um relatório médico mostrou que a menina possui incapacidade psíquica. As organizações internacionais e até do próprio Paquistão alegam que ela não sabia que os papéis tratavam-se do livro sagrado.
Observadores alertam para que o incidente seja esclarecido, pois as rígidas leis paquistanesas seriam frequentemente usadas com o propósito de vingança. Já ocorreram acusações do mesmo tipo no país, e elas são sempre baseadas em testemunhos e não em provas materiais.
Em outro episódio ligado à religião, oito coptas foram baleados na saída de uma igreja depois de assistirem à Missa do Galo, tradicional evento que marca o início do Natal. Em diversas províncias localizadas ao sul do Cairo ocorreram outros incidentes envolvendo religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário