sexta-feira, 1 de março de 2013

Protagonismo em Movimento: projeto promove conscientização sobre desenvolvimento sustentável em comunidades carentes de Manaus

Protagonismo em Movimento: projeto promove conscientização sobre desenvolvimento sustentável em comunidades carentes de Manaus
O projeto Protagonismo em Movimento é uma ação social voltada a crianças e adolescentes da Associação para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável (ADEIS).
A ADEIS é uma organização não governamental sem fins econômicos, registrada desde agosto de 2002, que surgiu de um projeto piloto de acompanhamento social e urbano em áreas de extrema carência da cidade de Manaus, com financiamento do Ministério Assuntos Estrangeiros da França e União Europeia/EU. O projeto piloto foi realizado entre os anos de 2002 a 2005.
Com as experiências adquiridas durante esses primeiros anos, foram estruturadas ações voluntárias nas comunidades, para atender áreas como Educação Sanitária e Ambiental, Protagonismo Juvenil, Educação de Jovens e Adultos, Formação Profissional e Geração de Trabalho e Renda, Protagonismo Feminino, Prevenção às DST e AIDS, Fortalecimento Comunitário e Desenvolvimento Institucional, segundo informações do site do programa Criança Esperança.
A ADEIS atua com o propósito de construir coletivamente os processos de inclusão social, econômica e cultural com as comunidades, sempre de forma sustentável, e tem como visão, a ideia de ser referência em sua área de atuação.
Atualmente, a atuação da ADEIS é voltada para comunidades que surgiram da ocupação irregular de terra no estado do Amazonas, e utiliza como metodologia de inclusão a participação dos indivíduos dessas comunidades em programas de capacitação de lideranças e mobilização social, assim como planejamento, monitoramento, avaliação e sistematização de novos voluntários.
Os beneficiados diretamente pelo projeto Protagonismo em Movimento somam atualmente 475 pessoas, e indiretamente outros 1.662 moradores de áreas de risco.
O projeto foi reconhecido pela Unesco e este ano, receberá verbas provenientes das doações feitas ao programa Criança Esperança, para a aquisição de material pedagógico e de consumo para oficinas, e custear o pagamento de profissionais para o projeto, além de ampliar a divulgação de informação nas comunidades e escolas públicas sobre o enfrentamento à exploração e o abuso sexual de crianças, adolescentes em Manaus.
Para saber mais, acesse o site adeis.org.br ou entre em contato através do e-mail coordenacao@adeis.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário