segunda-feira, 7 de maio de 2012

Jornal lembra do pastor Ary Velloso como o “pastor que mudou o jeito de pregar”

Jornal lembra do pastor Ary Velloso como o “pastor que mudou o jeito de pregar”
Na última semana faleceu o pastor Ary Veloso. Aos 77 anos, o pastor morreu em Londrina de problemas cardíacos. Conhecido por seu ministério de treinamento de pastores, o fundador da Igreja Batista do Morumbi foi lembrado em nota da Folha de S. Paulo como o “Pastor que mudou o jeito de pregar”.
A nota do jornal lembrou detalhes da vida do pastor. Filho de um militar, Ary nasceu na cidade mineira de Congonhas do Campo, cresceu em Belo Horizonte e se mudou para São Paulo para estudar. O pastor se formou em letras na PUC e cursou mestrado em teologia nos EUA.
O pastor era casado a mais de 40 anos com Carolina, pianista norte-americana que ele conheceu quando ela veio ao Brasil para se apresentar na cidade de São Paulo em 1969. Carolina voltou ao seu país e eles ficaram noivos por telefone. No ano seguinte Ary foi à Califórnia casar-se na igreja dela, que voltou com ele para morar no Brasil.
Defensor da ideia de implantar igrejas na classe média-alta do Brasil, o pastor criou igrejas em Campinas, Vinhedo, São Bernardo do Campo, Florianópolis e Granja Viana. Em 2004, saiu da do Morumbi para criar mais uma em Londrina.
Ary era também conhecido por seu jeito irreverente. Seu amigo, o pastor Lisânias Moura, afirma que ele modificou a forma dos cultos, tornando-os informais, e abolindo a necessidade de paletó e gravata. Usava músicas e contava piadas durante suas preleções. Fã de futebol, o pastor era palmeirense e estava sempre tirando sarro do Corinthians.
De acordo com sua esposa o pastor vivia com base no versículo “para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro”. Persistente em seu ministério, ele dizia também que só se aposentaria quando morresse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário