terça-feira, 21 de agosto de 2012

Festa dos Tabernáculos: conheça mais sobre a “celebração à fidelidade de Deus” em Israel

Festa dos Tabernáculos: conheça mais sobre a “celebração à fidelidade de Deus” em Israel
A Festa dos Tabernáculos , realizada sempre entre o 15º e o 21º dia do mês hebraico de Tishrei, que normalmente cai no mês de outubro do calendário cristão, é uma celebração judaica baseada na ordenança divina relatada em Zacarias, no capítulo 14, versículo 16: “E acontecerá que, todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos”.
A celebração acontece com a participação não apenas dos judeus, mas de peregrinos de diversas nações, que se baseiam na passagem bíblica mencionada acima para agradecer a Deus por sua bondade e providência durante o êxodo do povo israelita na fuga do Egito.
A palavra “tabernáculo” tem origem no latim e é usada para se referir ao termo hebraico “sukka”, que significa “cabana, abrigo temporário”. O termo hebraico correspondente no plural é “sukkot”.
Durante a Festa dos Tabernáculos são oferecidos sacrifícios ao Senhor, e no primeiro dia é proibido que se exerça qualquer tipo de trabalho, pois o dia é considerado sagrado e destinado ao descanso. Há ainda, uma celebração denominada Shemeni Atseret, uma festa à parte que é realizada no 22º dia do mês de Tishrei, o oitavo após o início da Festa dos Tabernáculos.
O povo judeu também se refere à celebração como Festa da Colheita, pois nessa época são colhidos frutos da seara, e a recompensa dos trabalhadores é obtida. As festas da Páscoa, Pentecostes e Tabernáculos são consideradas pelos judeus celebrações de peregrinos, porque nestas três festas era exigido que todo homem judeu fizesse uma peregrinação até o Templo, em Jerusalém, e nestas ocasiões o povo levava os primeiros frutos da colheita da estação ao Templo, onde ofertavam uma parte a Deus, baseados nas passagens de Levítico 23: 41-43 e Deuteronômio 16: 14 e 15.
A Terra Santa Viagens organiza caravanas para a Festa dos Tabernáculos todos os anos, e na última edição da celebração, os peregrinos que viajaram com a equipe da empresa passaram os sete dias aprendendo sobre a festa e a cultura do povo judeu, e a relação da celebração de tradição judaica com a fé cristã.
A Embaixada Cristã de Israel promove diversos eventos durante a Festa dos Tabernáculos, e o primeiro, que abre a festa, é uma celebração com um jantar ao ar livre com todos os peregrinos. Geralmente essa abertura é realizada na En-Gedi, um oásis no deserto, onde Davi escondeu-se de Saul (1 Sm 23:29). Em seguida, os visitantes caminham juntos até Jerusalém, simbolizando a entrada no Templo após o êxodo. “Celebrar a Festa dos Tabernáculos é celebrar a fidelidade de Deus, conforme Levítico 12.41-43. Ir à Festa dos Tabernáculos em Jerusalém (conforme Zacarias 14.16-18), levando uma oferta pelo que colheu durante o ano, é a garantia da colheita para o próximo ano conforme o livro de Deuteronômio 16.15-16”, afirma o Capelão Luiz Alberto Silveira Dantas Machado , representante da Embaixada Cristã Internacional no Rio de janeiro desde 1997.
Esses eventos fazem parte do tour organizado pela Terra Santa Viagens para os peregrinos que viajam a Israel para a Festa dos Tabernáculos. Durante a semana da comemoração, seminários são apresentados todas as manhãs, com temas variados, mas focados nas perspectivas proféticas para Israel e os últimos dias. À noite, os cristãos participam de um culto de louvor e adoração. Segundo o diretor da agência, Ricardo Caro, “é muito bom poder organizar caravanas para a Festa dos Tabernáculos porque sabemos que é importante para todo cristão, as pessoas podem comemorar esta festa em sua cidade, mas a verdadeira festa é comemorada , não por Judeus, e sim pela Embaixada cristã em Jerusalém, portanto é uma festa cristã. Com muita alegria e muita benção”, enfatiza.
O último dia é considerado o ponto alto da festividade. É neste dia que milhares de peregrinos usam seus trajes nacionais e marcham pelas ruas da Cidade Santa de Jerusalém, celebrando a bondade e a proteção de divina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário