sexta-feira, 23 de março de 2012

Jornal Hoje faz reportagem sobre o túnel construído pelo Rei Ezequias

Jornal Hoje faz reportagem sobre o túnel construído pelo Rei Ezequias
Uma reportagem especial do Jornal Hoje que foi ao ar na quinta-feira (15) mostrou um túnel que foi construído em Israel cerca de 2700 anos atrás para auxiliar no transporte de água para Jerusalém.

Segundo historiadores o túnel, de quase 500 metros de extensão, foi feito a mando do Rei Ezequias para assegurar o abastecimento da cidade que naquela época vivia uma ameaça de invasão.

O repórter Carlos de Lannoy e a equipe da Rede Globo demoraram 20 minutos para fazer o percurso mostrando o trabalho feito na rocha de forma rápida, antes que o exército sírio conseguisse cercar Jerusalém. As rochas foram esculpidas com materiais muito simples e passam por Siloé, um dos lugares de maior tensão no Oriente Médio.

As águas que passam por esse túnel alimentam o Tanque de Siloé, um lugar sagrado para os cristãos, pois naquele tanque Jesus curou um cego.

O guia explica que dois grupos escavaram o túnel, sendo que cada grupo veio por um lado da rocha até que encontraram. A passagem é escura, estreita e tem algumas curvas.

O percurso passa pela Cidade de Davi que fica fora dos muros na Nova Jerusalém e vai até aos vestígios que sobraram do Tanque de Siloé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário